logotype
Apr
2024

Obrigado!

A A.N.B.A. associação organizadora do XII ENBA 2015 agradece a todos os seus amigos e patrocinadores que contribuíram para o que se poderá escrever na história do ENBA, como a "maior e melhor edição de sempre" do evento. 850 participantes inscritos. Mais de 900 bicicletas antigas a rolar pelas estradas... Mais de 4000 pessoas entre visitantes . participantes... Um muito obrigado a todos que contribuíram para mais uma grande edição... Juntos, vamos preparar o XIII ENBA 2016.

XII ENCONTRO NACIONAL de BICICLETAS ANTIGAS da BURINHOSA . 2015

Preparar a bicicleta antiga e o respetivo traje antigo para ir ao ENBA, começa a ser um ritual anual para muitos colecionadores e admiradores do “mundo” das bicicletas antigas, e isso poderá confirmar o grande sucesso da décima segunda edição do Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, edição essa, que foi considerada a melhor e maior edição de toda a história do evento, tanto pelos participantes, visitantes e organização.

Anualmente todos os caminhos vão dar à localidade de Burinhosa no final do mês de Julho... E este ano a organização preparou de novo, uma grande festa e novidades para celebrar a décima segunda edição do Encontro Nacional de Bicicletas Antigas (ENBA).

A A.N.B.A. supera todas as edições, bate recorde e renova sucesso. É com estas pequenas palavras que se pode resumir o que aconteceu no passado dia 26 de Julho de 2015. Se com o primeiro encontro à dez anos atrás apenas se queria evidenciar a lacuna que existia neste tipo de matéria em Portugal, longe se pensava que um dia se iriam ter centenas de bicicletas antigas juntas. Isso mesmo. Nada mais, nada menos que cerca de 900 participantes e outras tantas bicicletas antigas que decidiram ENBArcar nesta edição do evento, vindas dos quatro cantos de Portugal Continental.

A Quinta da Valinha, local que recebe o encontro, juntou cerca de 4000 pessoas entre participantes, colecionadores, visitantes, expositores e interessados em admirar o evento. Com inscrições fechadas há cerca de dois meses, muitos foram os que pretenderam participar na mesma nesta grande festa das duas rodas. Durante grande parte da manhã os participantes foram chegando e recebidos pelas "Vintage Bicycle Girls", que fizeram a delicia de muitos participantes e onde as fotografias com as mesmas, eram uma constante.

Marcas e modelos raros, foram uma constante este ano, assim como um acréscimo de exemplares restaurados. As bicicletas inglesas e francesas continuam a predominar no evento, logo seguidas pelas variadas marcas nacionais. Este ano a organização preparou duas exposições temáticas distintas, uma da antiga marca nacional já extinta “Sobrinca" e outra denominada de "A Bicicleta Antiga para Todos". Ambas muito completas, onde na primeira se podiam apreciar carros a pedais, triciclos, carrinhos de bebé, trotinetes e outros objetos mais da marca nacional... Na segunda diversas marcas inglesas e nacionais com vários modelos de cada marca (de homem e senhora, passando pelas crianças…)

Por mais um ano, os participantes tiveram ao seu dispor um mural onde poderiam tirar uma fotografia para mais tarde recordar... Em paralelo ao evento, realizou-se a VII Bicimobilia, um espaço dedicado a quem se dedica ao comércio de bicicletas antigas e respectivo material que lhe é associado, que este ano teve a maior edição de sempre com cerca de 20 expositores. A Bicimobilia tem trazido ao evento bastantes visitantes, que aproveitam para comprar ou procurar a tal peça original que falta ao seu exemplar. Muitos exemplares e componentes interessantes vistos nesta edição da Bicimobilia. O Mercado Particular trouxe também alguns particulares a tentar vender a sua bicicleta.

As habituais conversas entre participantes e coleccionadores, foi novamente um ponto forte neste encontro, pois todos ficaram com a ideia que este meio de transporte está a ter uma grande adesão e até procura por parte de todos. O que anteriormente era esquecido lá por casa, está agora a ser muito procurado. Muitos dos participantes, procuram neste evento “estrear” um novo exemplar, restaurado ou ainda por restaurar, o que para a organização é uma grande alegria “pois nota-se que este evento não é apenas mais um, mas sim aquele que é esperado ao longo do ano”, revela-nos Rui Rodrigues. A meio da manhã deu-se finalmente início ao passeio pelas ruas da aldeia rumo à ciclovia marítima, passando pelas praias de Água de Madeiros, Pedra d’Ouro, Polvoeira e Paredes da Vitória. Os participantes formavam uma caravana com vários quilómetros… Depois desta passagem pelas praias, rumou-se de novo às ruas da aldeia. A tarde foi de convívio, mais umas fotografias, apreciação das várias centenas de bicicletas “expostas” e ainda tempo de realização dos últimos negócios na VII Bicimobilia.

"Como eu próprio deixei escrito no dia do evento, é o concretizar de um sonho, é o trabalho de onze anos a lutar ano após ano, para que um dia pudesse construir um evento diferente e único em Portugal, acho que cada vez mais isso é notório. São cerca de 6 meses de trabalho para cada edição, mas este ano, mais uma vez, nada foi deixado ao acaso e tudo correu como planeado. Prova disso, são as palavras dos participantes e visitantes, que ao longo do dia puderam desfrutar deste magnífico espaço e apreciar marcas e modelos de bicicletas nunca antes vistos pela maior parte. Foi o escrever mais uma página na história de sucesso do ENBA. Este ano, o evento conseguiu-se associar-se a uma antiga e grande marca nacional de selins, ou seja, a Tabor, e a mesma desenvolver e criar uma edição limitada comemorativa da décima segunda edição do evento, a qual esgotou no próprio dia da apresentação, o que deixa tanto a marca como a organização muito satisfeitos”, estas as palavras do organizador Rui Rodrigues. Este aproveita ainda para agradecer a todos os patrocinadores que ao longo de todos estes anos foram acreditando neste projeto e no evento, e ainda um grande agradecimento aos "meus pais e amigos, que sem eles era também impossível construir e concretizar este evento, o meu muito obrigado mesmo...". Fica desde já prometida a XIII edição do ENBA para 2016.

Texto: Associação Nacional de Bicicletas Antigas Fotos: Telmo Gil, Gabriel Marques, Jóni Vaz, Diana Leonardo, Shoot and Walking, Catarina Reis

Video Apresentacao

Fotografias

{vsig}encontros/2015/fotoEncontro{/vsig}