logotype
Oct
2017

Velhinhas… Rodaram e Encantaram…

Receber bem do princípio ao fim, um parque de bicicletas de encher o olho ao mais distraído, uns momentos muito bem passados foi o que foram encontrar 94 participantes que no dia 23 de Julho de 2006 foram ao III encontro nacional de bicicletas antigas da Burinhosa.
Na sua caminhada para grande evento nacional, o encontro de bicicletas antigas da Burinhosa, contou este ano com participantes vindos da zona norte, centro e sul do país.
Segundo a organização: “o objectivo é divulgar e dinamizar um dos primeiros meios de transporte do ser humano, para que se tenha a noção do quão polivalente foi a bicicleta e promover o convívio entre os participantes”.
O programa começou com a concentração dos participantes, na sede do clube Men In Bike, na aldeia da Burinhosa. Estes iam chegando com as suas bicicletas, onde se destacaram modelos únicos, verdadeiras peças de museu, destacando-se uma BSA de 1912 (modelo mais antigo presente no encontro), uma Raleigh Tourist, as conhecidas Rudge, Philips, Sportex, Victory…
Com a hora prevista de partida a chegar, os participantes com tudo a postos, deu-se início a um passeio pela zona, pelas ruas da aldeia, para depois partirem rumo à mata nacional de Leiria e por sua vez às ruas de São Pedro de Moel.
Após meio percurso feito, chegou a hora do tão apetecido almoço. Durante o almoço, houve tempo para uma troca de ideias, recordações da época, negócios e de muito convívio entre os participantes.
Com isto, chegou a hora de partir novamente, em direcção ao centro de São Pedro de Moel, onde o público via passar a caravana com bastante entusiasmo.
Ao longo da tarde seguiu-se pela ciclo-via, apreciando-se a paisagem da bela costa marítima da zona, onde o público mais uma vez ia passando e tirando fotografias. Realizaram-se algumas paragens para reforçar energias com umas “fresquinhas”.
O passeio terminou com o regresso à sede do clube, na Burinhosa onde os participantes puderam desfrutar de mais um momento de convívio e entrega das respectivas lembranças.
A organização revela: “este encontro foi um enorme sucesso, pois contou com um número elevado de participantes, com exemplares únicos, com participantes de todo o país e com um apetecivel convívio”.
Fica já confirmada a realização do quarto encontro para o próximo ano, onde a organização espera ter algumas novidades (como é o caso de uma pequena mostra e venda de bicicletas e acessórios da época).
Um último obrigado a todos os participantes e patrocinadores.